Bebês Prematuros e Incubadora Neonatal

Dicas sobre parto prematuro e UTI neonatal

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês, Gestação, Problemas

“Prematuro” serve pra designar o que vem antes da hora. Se um bebê nasceu antes da hora prevista, significa que ele ainda precisava de mais tempo na barriga da mãe para continuar a desenvolver-se e que sua formação ainda não foi concluída. Mas é claro que não há jeito de fazê-lo voltar para lá, então o bebê vai ser colocado numa incubadora neonatal.

A incubadora neonatal vai, de certa maneira, simular o ambiente da barriga da mãe para o recém-nascido.

A incubadora neonatal vai, de certa maneira, simular o ambiente da barriga da mãe para o recém-nascido.

A Incubadora

Uma incubadora neonatal é um equipamento que serve para proporcionar ao bebê recém-nascido um ambiente termoneutro controlando os fluxos de ar, umidade e temperatura.

Antes das 34 semanas

Até por volta das 30 semanas, o cérebro, os músculos e os pulmões, entre outros órgãos, ainda estão em processo de amadurecimento, mesmo que em nível de conclusão. Portanto, um bebê que nasce antes das 34 semanas é enviado imediatamente para a UTI Neonatal para receber o tratamento adequado, pois ainda precisa se desenvolver bastante. Será mais difícil pra ele manter a temperatura do corpo e ele será mais suscetível a certas doenças como icterícia e a infecções, por isso ele receberá acompanhamento médico constante. O maior risco se concentra em bebês que nascem com menos de 25 semanas, pois as chances de eles sobreviverem existem, mas as de eles virem a ter malformações também.

Entre 34 e 36 semanas

Mais de 90% dos bebês que nascem durante esse período sobrevivem sem maiores problemas. Nascendo entre 34 e 36 semanas, um bebê prematuro corre bem menos risco de apresentar qualquer dificuldade. Entretanto, ele vai precisar de ajuda pra mamar e pra respirar, também pode precisar da incubadora, porque seu sistema nervoso central ainda está em processo de maturação e ainda falta um pouquinho pros pulmões ficarem prontos. Ele vai precisar se alimentar logo depois de nascer a períodos curtos de tempo, pois ainda não tem a reserva de energia suficiente.

O mais preocupante é quando o bebê nasce antes das 25 semanas.

O mais preocupante é quando o bebê nasce antes das 25 semanas.

Na data prevista

Bebês que nasceram na data prevista mas apresentam algum tipo de complicação também são encaminhados para a UTI Neonatal e também precisam utilizar a incubadora.

Indícios de um parto prematuro

Se você tiver percebido aumento ou alteração de secreção vaginal, qualquer sangramento, ainda que mínimo, tiver dores parecidas com cólica menstrual ou mais de quatro contrações em menos de uma hora, sentir muita pressão na pelve ou uma dor diferente nas costas vindo em ondas, procure seu médico imediatamente para se certificar de que não é um parto prematuro.

Como evitar a UTI Neonatal

Para evitar um parto prematuro, você deve cuidar da sua saúde, sua alimentação, procure reduzir seu estresse, mantenha-se sempre hidratada e acabe com hábitos prejudiciais como fumar.

Quando você entra em trabalho de parto antes das 37 semanas, os médicos tomam providências para adiá-lo. Pode funcionar ou não. Certamente você receberá injeções de corticoide para ajudar a desenvolver mais rapidamente os pulmões do seu bebê. Mas quando se entra realmente em trabalho de parto, é muito difícil conseguir adiá-lo.

Caso nasça prematuro, passe o máximo de tempo que puder com aseu filho e lembre-se de que a culpa não foi sua.

Caso nasça prematuro, passe o máximo de tempo que puder com seu filho e lembre-se de que a culpa não foi sua.

Se não for possível evitar

Caso você tenha um parto antes da data prevista, não sinta vergonha de fazer perguntas aos médicos e auxiliares da UTI, nem medo de não fazer as coisas direito, porque isso é normal. Participe dos cuidados do seu filho, crie uma rotina adaptável a ele, tente conversar com outros pais que estiverem na UTI, pois podem estar passando pelo mesmo que você.

O seu bem estar é importante — busque conforto ou alguém com quem possa conversar, monte um blog ou um diário, pois o estado emocional pós-parto é bem frágil. Tente fazer coisas de que gosta e personalizar o cantinho onde seu filho fica. Quanto melhor você estiver, melhor será para ele.

Bebês Prematuros e Incubadora Neonatal
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,64 de 5 com base em 11 votos)

Loading...


Comente!




*Campos obrigatórios