Banho Do Bebê

Informações para te dar mais confiança na hora de dar banho

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

A hora do banho costuma encher os pais de primeira viagem de apreensão — é uma experiência completamente nova. É tanto receio que alguns têm medo até de machucar o bebê. Há uma série de dúvidas que vai deixando todo mundo com o pé atrás. Saiba aqui que cuidados tomar.

Além de acalmar o bebê por lembrá-lo do ambiente uterino, o banho é uma hora divertida.

Além de acalmar o bebê por lembrá-lo do ambiente uterino, o banho é uma hora divertida.

Quantos banhos?

Bebês bem novinhos se sujam pouco. Como não engatinham, nem suam muito em dias frios, não é necessariamente preciso dar banhos todos os dias, contanto que você faça a higiene adequada, limpando os genitais, passando lenços no pescoço, nas mãos e nos pés e colocando uma roupa limpa. Mas os banhos deixam os bebês fresquinhos e geralmente são uma hora divertida do dia: não há o menor problema em banhá-los todo dia.

Quando são poucos dias de vida, pode ainda haver crostinhas do parto, e o couro cabeludo é onde a sujeira mais acumula, então o indicado é que sempre se inicie o banho pela cabeça e que a cabeça de bebês com pouco tempo de vida seja lavada todos os dias. Você pode usar algum óleo infantil antes do banho para amolecer essas crostinhas.

Em bebês um pouco maiores, que já engatinham ou que costumam fazer muita sujeira com papinha ou regurgitação, ou se você mora num local que faz muito calor, pode ser necessário dar um segundo ou até terceiro banho.

Obviamente, se o bebê estiver com a fralda suja, você deve limpá-lo antes de colocá-lo na água, pra não contaminá-la, nem ter que trocá-la. Mas se achar que deve trocar, troque.

Procure utilizar produtos neutros. Produtos para adultos e sabonetes antibacterianos podem irritar a pele do bebê.

Procure utilizar produtos neutros. Produtos para adultos e sabonetes antibacterianos podem irritar a pele do bebê.

Quais produtos?

Prefira sempre produtos infantis ou neutros e de glicerina, para diminuir os riscos de alergia e irritação, pois eles são feitos com matéria prima segura, hipoalergênica e testada. Você pode perguntar na maternidade qual o produto que usaram lá, esta pode ser a melhor opção, pois a pele do bebê já deve estar acostumada a esse produto.

Para recém-nascidos, os sabonetes feitos para eles podem cuidar da higiene perfeitamente — é bom evitar química. Sabonetes líquidos são melhores porque possuem menos substâncias químicas e geralmente têm mais hidratantes e PH neutro. A partir de 6 meses você pode usar xampu, se ele tiver o mínimo de corantes e aromatizantes e for neutro. Condicionador só passa a ser necessário depois dos dois anos — e você pode usar daqueles 2 em 1 caso seu filho não goste de lavar a cabeça, pra agilizar o processo.

Buchas também não são necessárias além de nas brincadeiras, a não ser que já seja um bebê grandinho que tenha realmente se sujado muito.

Bebês não costumam precisar de hidratantes ou óleos, a não ser que faça muito frio ou que a pele dele esteja ressecada ou com alergia, mas se é só pra hidratar, um creme neutro é a melhor opção. Se você usar algum óleo infantil no banho, não precisa passar hidratante depois.

Na hora de secar, uma toalha com capuz pode impedir o bebê de ficar com frio.

Na hora de secar, uma toalha com capuz pode impedir o bebê de ficar com frio.

Cuidados

Não use talco, bebês podem aspirar o pó e ficar com a pele ressecada.

Prepare tudo de que vai precisar previamente pra nunca, em hipótese alguma, deixar o bebê sozinho durante o banho e o ensine desde cedo a ficar sempre sentado na banheira e a não mexer nas torneiras, principalmente se você tiver misturador com torneira de água quente. Prefira locais onde você não precise se curvar. Só coloque o bebê na banheira quando ela estiver cheia — a temperatura pode mudar ou a quantidade pode ser inadequada. A água deve estar morna (38ºC), nunca quente. Você não precisa ferver, a não ser que duvide da procedência da água ou ela seja de poço.

Tente não usar sabonete em todos os banhos, caso seja mais de um no mesmo dia, pra não ressecar a pele do bebê, a não ser que seja realmente necessário.

Bichinhos e copinhos são boas opções de brinquedos para banho. Nunca dê peças pequenas pro seu filho brincar.

Bichinhos e copinhos são boas opções de brinquedos para banho. Nunca dê peças pequenas pro seu filho brincar.

Assim que o retirar da banheira, o enrole numa toalha com capuz e o seque o mais rápido possível (recém-nascidos perdem calor muito rápido), cuidando bem das dobrinhas. Você também pode usar toalhas de fralda.

Ao usar brinquedos na banheira, cuidado com a higiene deles e nunca escolha peças pequenas que ele possa engolir.

Antes dos 8 meses, não use o chuveiro. Quando usar, cuidado ao passar sabonete, pois o corpinho dele pode ficar escorregadio.

Não use produtos para adultos no seu bebê.

Bebês gêmeos podem tomar banhos juntos e dividir sabonetes sem nenhum problema.

Siga essas dicas e aproveite a diversão!

Banho Do Bebê
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,77 de 5 com base em 13 votos)

Loading...


Comente!




*Campos obrigatórios