Atividades Físicas na Gravidez

Saiba mais sobre os exercícios físicos permitidos na gravidez

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Gestação

Foi-se o tempo em que a mulher que estava grávida tinha que comer por dois e só se preocupar com a saúde do bebê e com os preparativos para a sua chegada. Em tempos modernos, a mulher também precisa cuidar da saúde.

Além dos exames pedidos pelos médicos, a grávida pode aliar uma alimentação especial para com atividades físicas próprias para a gestação. Vale lembrar que é sempre importante ter uma orientação médica para a realização dos exercícios, principalmente nesse período.

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Atividades físicas indicadas

Confira agora uma lista com alguns exemplos de exercícios que podem ser feitos durante a gestação.

Atividades Físicas na Gravidez

  • Caminhada: este exercício físico é o mais indicado pelos médicos. A caminha pode ser feita até o último mês da gestação sem causar problemas para a mulher. Ela é recomenda porque ajuda a aliviar a pressão e a tensão nos joelhos e tornozelos. A recomendação é que a caminhada deve ser feita no mínimo três vezes por semana por aproximadamente trinta minutos.
  • Ioga e Alongamento: estas duas atividades trazem os mesmos benefícios ao corpo da mulher grávida. São eles: flexibilidade, tonificação dos músculos, melhora do equilíbrio e melhora da circulação. Além disso, a ioga trabalha bastante com técnicas de respiração e relaxamento que podem ajudar na hora do parto.
  • Pilates: o Pilates ajuda no fortalecimento dos músculos abdominais e do assoalho pélvico. Estes costumam ficar enfraquecidos pela gravidez, já que tendem a aumentar de tamanho para compor o bebê. Esta atividade é recomendada a partir do início do segundo trimestre.
  • Hidroginástica: a hidroginástica tem se tornado uma das queridinhas das mulheres grávidas nos últimos anos. Isso porque ela é uma atividade que não possui muito impacto e faz com que o músculo do abdômen e do períneo sejam fortalecidos.

Contra Indicações

Alguns sinais podem dizer à mulher e ao médico que ela não pode praticar atividades físicas na gravidez. São eles: doença cardíaca grave; hipertensão arterial induzida pela gestação; doença pulmonar restritiva; incompetência istmo-cervical; gestação gemelar; risco de parto prematuro; sangramento persistente no segundo e terceiro trimestres; placenta prévia após a 26ª semana de gestação; restrição de crescimento fetal intra-uterino e arritmia cardíaca materna.

Vídeos

Confira alguns vídeos de exercícios para as gestantes.

É sempre bom ficar de olho para evitar os exageros e problemas que a mulher possa vir a ter durante a gestação. Esperamos ter ajudado com essas dicas de exercícios e atividades físicas para o período de gravidez.

Aprofundando no Assunto

Para as mamães que gostariam de um guia bem completo de atividades físicas e alimentação durante e pós gestação e melhores recomendações para entrar em forma, com indicações de exercícios e maneiras de como realiza-los efetivamente, eu recomendo o programa Mamãe Saudável. Eu segui as recomendações na minha segunda e terceira gravidez e posso dizer que é EXCELENTE, me ajudou demais e consegui recuperar meu peso rapidamente após a gravidez. Para saber mais clique na imagem abaixo:

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Atividades Físicas na Gravidez
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9 comentários

  1. Jéssica

    Adorei o artigo e comprei o livro mamãe em forma, estou adorando a leitura e colocando em prática. Na minha primeira gravidez acabei ficando mais de 10 quilos acima do peso, e agora vou fazer de tudo para conseguir um bom resultado.

  2. Marina

    Gostei dos exercicios, estou grávida de 6 meses e tenho tentado manter a minha forma, morro de medo de quando tiver meu bebe, não consiga voltar ao meu peso ideal

  3. Ana Paula Ferreira

    Eu sempre me mantive realizando atividades fisicas, tambem tenho medo de não conseguir voltar ao meu peso após a gestação.

  4. Jussara

    Adorei as dicas, belo artigo

  5. Paty

    tenho 14 anos e estou grávida, e tb mi preocupo com a saude do meu queridinho bebe e fasso exercicio todo dia pra fica em forma pro meu namorado

  6. Eliza

    Eu pratico Ioga com frequencia, acho uma atividade saudavel e meu médico me indicou tambem

  7. Laura H. Gomes

    Ja tive 3 filhas, e sempre no período de gestação pratiquei exercícios físicos recomendados pelo meu médico. Isso me ajudou bastante, unindo as atividades pós gravidez, consegui sempre voltar ao meu peso ideal. Acho muito importante as mamães prestarem atenção a isso e manterem a forma, as vezes elas começam a se preocupar com isso apenas depois da gravidez ai fica muito mais dificil atingir o peso ideal novamente.

  8. Adilson

    Gostei desse artigo, vou comprar o livro mamãe em forma e dar de presente para minha esposa, ela vive se queixando do peso na gravidez, ela está de 4 meses. Tomara que corra tudo bem, pois ela sempre foi mt cuidadosa com o corpo.

  9. Cecília Barros

    Eu sigo o programa Mamãe Saudável, e realmente é muito bom… consegui perder peso e tive uma gravidez fantástica. Em menos de 3 semanas depois que dei a luz consegui voltar ao meu peso antes da gravidez…

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