Aprendendo a Engatinhar

Saiba quando e como essa fase começa

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

Ver um bebê engatinhar é um dos marcos das recordações e do desenvolvimento dele. Essa fase é muito importante pra fortalecer os músculos do bebê pra que, mais pra frente, ele consiga andar.

Quando o bebê começa a engatinhar?

Geralmente os bebês aprendem a engatinhar entre 6 e 10 meses. Alguns bebês preferem se mover de outros jeitos, se arrastando ou mesmo rolando, mas o importante é que ele esteja se exercitando.

Bebês-engatinhando

Eles costumam começar a engatinhar depois de conseguir ficar sentados sem precisar se apoiar, o que costuma acontecer em torno do 6 meses mesmo. Nesse período, os músculos do bebê já estão fortes o suficiente para dar sustentação à cabeça, braços, pernas e costas, assim ele não cai quando tenta ficar sentado ou de quatro. Uma hora ou outra, ele vai perceber que pode se mover impulsionando os joelhos e vai aprender a andar no padrão cruzado, movendo simultaneamente o braço esquerdo e a perna direita para conseguir equilíbrio.

O que posso fazer para estimular meu filho?

Tente usar objetos que o atraiam, ou mesmo ter a ajuda de pessoas que ele goste. Colocar brinquedos sob a vista, mas fora de alcance dele. Você pode ir arrastando o brinquedo para mais pra trás conforme ele se aproxima, mas hora ou outra, entregue o brinque e faça festa, isso é um bom estímulo. Construir “caminhos” com alguns obstáculos como almofadas também é uma boa opção.

engatinhando

Deixe o bebê se virar sozinho

Hoje, muitas vezes por conta dos perigos de um chão sujo ou se quinas de móveis, muitos bebês são colocados por seus pais em cadeirinhas, andadores, bebês-conforto, chiqueirinhos, etc. Isso vai fazer com que o bebê engatinhe muito menos do que deveria para seu desenvolvimento.

Muitos estudo já comprovaram que engatinhar é importante para o crescimento do bebê, porque além de fortalecer as musculaturas e proporcionar a sustentação suficiente pra andar, engatinhar estimula a coordenação visual que, no futuro, a criança terá para ler e escrever.

No chão, o campo de visão é maior e a criança melhora seu equilíbrio, pois tem a coluna alinhada, aprende a ter noção de distância, portanto evite deixar seu bebê sentadinho o tempo inteiro, deixe-o explorar, conhecer e se fortalecer.

andar-engatinhar

Cuidados a se tomar

Quando começa a engatinhar, o bebê também vai querer andar, e para isso vai se apoiar em tudo o que puder: pés de mesa, cadeiras, sofás e estantes. Certifique-se de que a casa é um ambiente seguro pro seu filho perambular. Até que seu filho tenha em torno de 1 ano, não o deixe sozinho em escadas, pois a “técnica de engatinhamento” dele ainda não está perfeita pra que ele consiga escalar ou descer escadas sem se machucar.

Se o seu bebê tem mais de um ano e não se locomove, seja rolando ou engatinhando, ou não parece saber como se mover os braços e as pernas da mesma maneira, converse com o pediatra dele. Mas lembre-se de que alguns nenês prematuros geralmente demoram um pouco mais pra passar por certas fases do bebês da idade deles.

Aprendendo a Engatinhar
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (5,00 de 5 com base em 11 votos)

Loading...


Comente!




*Campos obrigatórios