Apendendo a Usar o Troninho

Saiba como e quando ensinar seu filho a deixar as fraldas e aprender a usar o penico

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

Dentre o tanto de coisas que precisamos ensinar aos filhos, como usar ao banheiro é uma bem crucial: o desfraldamento. Apesar de muitos pais não verem a hora de poder parar de trocar fraldas, pode parecer bem assustador e ser um pouco difícil descobrir se a criança está pronta para isso. Definitivamente, não é tão simples, pois cada criança vai ter seu próprio tempo, mas separamos algumas sugestões abaixo.

bebe no penico

A hora certa

As pessoas costumam entrar num consenso de que o tempo certo pra tirar as fraldas é quando a criança tem por volta de dois anos. Mas cada criança é diferente e tem seu próprio tempo. Se achar que seu filho não está pronto, talvez seja melhor esperar mais um pouco.

Quais são os sinais de que posso tirar as fraldas?

Existem sinais físicos, comportamentais e cognitivos de que seu filho pode estar pronto para aprender a usar o penico ou o vaso. Os físicos consistem na firmeza da criança para andar e correr e no intervalo de um xixi ou coco para outro. Se a criança faz mais xixi em menos vezes ao invés de fazer um pouquinho e muitas vezes e já faz cocô em horários mais previsíveis, podem ser sinais físicos que de você pode ter sucesso tentando tirar a fralda.

mae colocando o bebe no troninho

Há os sinais de comportamento também, como a capacidade de a criança de ficar sentada na mesma posição por entre dois e cinco minutos, abaixar e levantar as calças e costuma explicitar incômodo em ficar com a fralda suja. Observe se seu filho tem interesse ou demonstra resistência em usar um penico e se parece disposto a colaborar com novas tarefas. Por fim, há sinais cognitivos, que são perceptíveis através da capacidade da criança de seguir instruções simples, de definir alguma palavra para a hora em que tem vontade de fazer xixi ou cocô, ou mesmo passa a compreender os sinais do corpo para a hora de ir ao banheiro e aprende a segurar a vontade.

O que preciso providenciar?

Antes de desfraldar a criança, providencie um adaptador de vaso sanitário ou um penico. A vantagem do adaptador para o vaso é que não é necessário limpar o penico, mas no penico a criança pode ter mais facilidade para fazer cocô por estar com os pés no chão.

Espere e ajude a criança se adaptar

Aos poucos, tente fazer com que seu filho se acostume com o penico ou com o vaso, e não a force caso ela se recuse a fazê-lo. Esqueça o processo por um tempo e tente novamente em uma ou duas semanas. Quando ele já estiver acostumado com esses objetos, explique para ele que é lá que ele vai fazer as necessidades, assim como você faz. Você pode inclusive colocar o cocô da fralda no penico ou no vaso para mostrar pra ele que é lá o lugar dele. Explique também que depois disso é necessário higienizar as mãos e vestir a roupa. Lembre seu filho de que ele pode usar o penico sempre que precisar e tente deixá-lo á vista. No calor, deixar a criança circular sem roupas pode ajudar. Mas lembre-se de que, se você leva-la ao banheiro frequentemente sem que ela peça, ela não vai aprender a controlar e fazer as necessidades dela fora da fralda.

bebe fazendo a festa no penico

Em caso de acidentes, mantenha a calma, pois se irritar ou descontar na criança não vai ajudar. O desfraldamento noturno demora um pouco mais porque os músculos estão aprendendo o controle e o organismo pode demorar bastante até começar a despertar a criança durante a noite na hora de fazer xixi. Você pode começar a diminuir a quantidade de líquido que seu filho ingere antes de dormir para ajudar.

Lembre-se de tentar deixar tudo mais divertido, assim seu filho vai se sentir mais a vontade e vai querer cooperar com você!

Comente!




*Campos obrigatórios