Amamentação

Leite materno é essencial para os bebês

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

Se o Governo e a Organização Mundial da Saúde insistem que o aleitamento materno é super importante não deve ser á toa. A amamentação é fundamental para o bom desenvolvimento do bebê, e traz inclusive benefícios para as mães. Logo na primeira hora de vida ele precisa ser colocado para a primeira mamada, é uma forma de estimular o leite na mãe e fazer com que ele se acostume, especialistas afirmam que os primeiros 14 dias são cruciais. As mamães devem procurar uma boa orientação com os médicos e enfermeiras, principalmente as de primeira viagem que podem ter diversas dúvidas.

Amamentação

Dicas para Amamentar

Alguns truques ajudam a mãe e o bebê se sentirem confortáveis neste momento. A amamentação deve ser exclusiva por seis meses conforme recomendam os médicos. Apenas após esse período devem ser incluídos outros alimentos no cardápio do bebê. As mães que voltam a trabalhar antes desse período podem armazenar o leite que passa a ser administrado com mamadeiras.

Dicas sobre a amamentação

Algumas dicas podem ajudar as mães na hora da amamentação. Por exemplo, a mulher deve sempre estar sentada em uma posição confortável. O corpo do bebê deve estar sempre com o corpo voltado para ela, tórax com tórax. O corpo e a cabeça do pequeno devem estar alinhados, e a mão inferior dele deve ficar apoiada na cintura da mãe. Na hora de dar o peito segure com a mão, formando um C, e estimule o lábio inferior do bebê com o bico do peito. Assim fica mais fácil para ele abrir a boca e abaixar a língua.

Depois disso, a mãe deve estar atenta para ver se ele realmente pegou o peito, a aréola não é aparente. Para tornar este momento mais confortável a mãe deve evitar agasalhar o filho em excesso, o calor pode incomodá-lo na hora de sugar o seio. Durante o período de amamentação é recomendável manter um alimentação saudável, não realizar dietas, beber de 3 a quatro litros de água por dia.

No inicio o bebê deve mamar sempre que solicitar, e o tempo de mamar é determinado por ele, na hora em que ele solta. Para as mães que vão voltar ao trabalho e precisam armazenar o leite, o processo pode ser feito de forma manual ou elétrica. O leite materno agüenta no máximo 12 horas na geladeira, e no freezer dura cerca de 15 dias. Para aquecer deve ser feito banho Maria e nunca ferver.

Benefícios Amamentação

Entre os benefícios da amamentação está: o bom desenvolvimento imunológico do bebê; ajuda a desenvolver a fala dos pequenos; estimula o crescimento e desenvolvimento da musculatura oral, ajuda na respiração, deglutição e mastigação; amamentar ajuda também a aumenta o vinculo mãe / bebê. A amamentação diminui os riscos de alergias como a asma, é sem dúvidas o alimento mais completo para os bebês. Ajuda a evitar doenças como anemia, evita as cólicas e paras a mamães ajuda a diminuir os riscos de câncer de mama.

Como Amamentar Corretamente

Confira alguns vídeos interessantes mostrando os procedimentos corretos para amamentar o bebê.

http://www.youtube.com/watch?v=4nmBM62ZnNk

Amamentação
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,87 de 5 com base em 15 votos)

Loading...


Comente!




*Campos obrigatórios