Alimentação na Gravidez

Conheça alguns alimentos saudáveis indicados para o perído de gestação.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Gestação

A gestação é para muitas mulheres um grande incentivo para aderir a bons hábitos alimentares. Tudo que você come influencia diretamente, positiva ou negativamente, na sua saúde e na do bebê. Certos nutrientes são passados quase que completamente para o seu filho e daí vem a necessidade de repor o necessário para que você se mantenha bem.

Na gravidez, as chances de adquirir deficiência de vitaminas é grande e a probabilidade de desenvolver doenças também é grande. Por isso um bom acompanhamento médico aliado á uma boa alimentação é fundamental para uma gravidez saudável.

Alimentação na Gravidez

Alimentação na gravidez: Um bom cardápio com alimentos saudáveis

A Vitamina A ajuda o bebê a se desenvolver. As células, ossos e os brotos dentários ganham um empurrãozinho com a ingestão dessa vitamina, que se excluída da alimentação pode facilitar a entrada de infecções.

O ácido fólico tem um papel super importante na formação do bebê. Sua carência pode desencadear uma má formação fetal pois ele influencia diretamente no DNA.

O carboidrato ajuda o corpo a evitar queimar gordura e proteínas, o que é importante na gestação. O ferro ajuda a desenvolver as células do sangue do bebê e mamãe também precisa de mais hemoglobinas, uma vez que o volume sanguíneo é maior na gestação. As vitaminas D e E ajudam o corpo a absorver o cálcio e o fósforo, principalmente a vitamina D aliada ao sol.

Os alimentos que normalmente fazem bem ao bebê e a mamãe nessa fase são bastante variados e podem ser facilmente integrados a alimentação diária. Verduras, legumes, ovos, frutas, carne magra, leite e seus derivados, milho, aveia, nozes, frutos do mar (contém magnésio que ajuda na formação dos tecidos e evita fadiga na mamãe), fígado, feijão, massas.

Alguns especialistas afirmam que a melhor dieta é comer de forma bem variada e apostar bastante em frutas e carnes. Muitas mulheres fecham a boca nessa fase com medo de engordar, mas o segredo para alimentar seu beb6e dentro da barriga de forma correta e ao mesmo tempo cuidar da sua saúde é comer para dois e não comer por dois, como muita gente dita. Em caso de dúvidas, procure um nutricionista que poderá fazer um cardápio para você de acordo com as suas necessidades.

Fonte da Imagem: Claudia Abril

5 comentários

  1. Julia

    Conheço muita mamãe que abusa demais na comida enquanto estava gravida, mas acabou não acontecendo nada demais com os filhos.
    porem concordo em termos uma alimentação balanceada, eu jamais exagero.

  2. alyce…

    estou a dois meses sem menstruação nunca atrasou pra mim sou casada a nove meses eu e meu marido varias vezes keremos ter um filho mas nunca conseguimos tenho 19 anos e tenho minha propria casa sera ke dessa vez nos conseguimos….gente torçam por mim ai ta…
    beijos

  3. isabela santos

    BOA SORTE PRA VC FLOR TBM ESTOU ACHANDO Q ESTOU POIS AMANHA ACABA O MES E NADA DA MINHA MENSTRUAÇÃO VIM ENTAO TO FELIZ POR ISSO E COMO TO ENJOADA NAO ALMOÇEI HJ POIS Ñ CONSEGUIR SENTIR O CHEIRO DA COMIDA Q ERA BACALHAU AMAVA BACALHAU AGORA ME DAR ENJOO NOSSA SO DE FALR DA VONTADE DE VOMITAR MAIS NAO VOMITEI EU SAIU E TOMO UM AR OU TOMO AGUA GELADA MAIS BOA SORTE PRA NOIS DUAS FLOR BJS

  4. GRAZIELA

    Tenho 19 anos descobri que estou gravida de 2 meses, muitos enjoos agora que estou conseguindo me alimentar um pouco melhor, mais descobri e o medico tbm falou que devemos comer em pouca quantidade varias vezes por dia, abusar das frutas é sempre bom! Boa sorte pra todas mamaes ai

  5. Joana

    Muito boa as dicas de alimentação…

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