Aborto Espontâneo

Saiba as razões e consequencias que um aborto não planejado pode causar a uma mulher.

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Problemas

O término acidental de uma gravidez não causada pela mãe denomina-se aborto, dividindo-se em diversos tipos. O mais comum entre as mães com idade gestacional não superior a 20 semanas é o aborto espontâneo, porque nesse período ocorre um defeito cromossômico no feto que muita vezes ainda é um embrião. Alguns tipos de aborto incluem o provocado, induzido, retido e o habitual.

Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto que é um tema bastante delicado e doloroso para as mulheres, e tentar tirar as suas dúvidas esclarecendo os fatos que envolvem o aborto espontâneo.

Sintomas do Aborto Espontâneo

Diversos sintomas são característicos do aborto espontâneo devendo a mãe sempre se atentar com algum tipo de aparecimento dos mesmos. É necessário observar o primeiro e mais importante sintoma: o sangramento vaginal, sim, porque com este acontecimento a procura por um médico deverá ser mais que imediata. Outro sintoma crucial que pode acarretar a um aborto espontâneo são as cólicas abdominais seguidos de contrações uterinas.

Em casos de gestações mais avançadas, muitas vezes se faz necessária à realização de curetagem, que nada mais é que um procedimento médico com o intuito de realizar uma limpeza dos possíveis restos do feto, quando em decorrência de um aborto espontâneo ou médico.

Aborto Espontâneo: Lágrimas

Aborto Espontâneo: Experiência pode ser traumática

Diversos estudos apontam que de 15 a 20 % das gravidezes reconhecidas passam por este tipo de aborto, sendo que 50 % das gravidezes não reconhecidas podem sofrer deste aborto, pois muitas vezes com uma gravidez não esperada, o sangramento pode ser relacionado a um atraso de menstruação. A melhor notícia é que as gestantes que já passaram por este tipo de situação, possuem cerca de 85 % de ter uma gravidez saudável e normal.

Estudos apontam que mulheres com infecções vaginais tem 5 vezes mais chances de sofrerem esse tipo de aborto, sendo que mulheres que fumam, consumem quantidade relativamente abusiva de álcool ou utilizam substâncias químicas (drogas), se enquadram no grupo de maior risco de sofrer este tipo de aborto.

Após o primeiro trimestre de gestação, o aborto espontâneo se dá extremamente a causas extrauterinas como má formação do útero, insuficiência de desenvolvimento do útero, diversos tipos de infecções e anomalias cromossômicas.

Pode-se dizer que o aborto espontâneo é uma experiência extremamente desagravél e traumática, pois se interrompe a criação de uma vida, porém por tratar-se de algo espontâneo a futura mãe deve entender que o momento é passageiro, e que nada a impedirá de realizar a mais nobre de todas as funções de uma pessoa, a criação de uma vida.

Lembramos que qualquer sintoma, ou qualquer coisa que você ache que não está normal, um médico deverá ser consultado imediatamente.

88 comentários

  1. jaila.

    ja passei por essa situação duas vezes.
    mais ainda nao perdi o sonho de engravidar novamente faz dois meses que eu perdi o segundo filho.
    e a minha ginecologista que ta cuidando de mim, pediu para esperar uns tres meses, para tentar de novo.

  2. Lilian

    Muito triste quando acontece esse tipo de aborto sem que a mulher esteja esperando. Aconteceu com 2 amigas minhas!

  3. nayara

    pois é o mesmo aconteceu comigo senti meus sonhos se desfazerem aliii naquela sala de ultrassom mais nao perdii as esperanças por que DEUS É DEUS da minha vida e vai realiizar este meu grande sonhoo…

  4. AILENE

    SOFRI MUITO COM ISSO MAIS PESSO QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DE MIM , E ME DE ESSA BENÇAO MAIS UMA VEZ . Ñ ESTOU RECLAMANDO POIS TENHO UM BEBE DE 9 ANINHOS MEU KAYO MEU AMOR MINHA VIDA MAIS GOSTARIA DE SENTIR ESSA FELICIDADE DE SER MAE DENOVO Ñ TEM PREÇO GANHEI 1 E PERDI 1.

  5. Livia

    hoje faz um ano que sofri um aborto retido, foi uma experiência horrivel, me encontro aqui anciosa com a possibilidade de estar gravida novamente, e ao mesmo tempo confusa e com medo..Mas não perdi meu sonho de ser mãe, vou esperar até semana q vem p fazer o teste e espero que eu fique bem, tanto fisicamente, como psicologicamente…

    • miviegas

      olá querida me encontro na mesma situação, o ano passado tive um aborto retido e fiz curetagem minha estrelinha não passou das seis semanas. Agora estou na expectativa e aguardando meu atraso menstrual pra saber se estou gravida…Vamos ter fé pedir pra Deus que dessa vez dará tudo certo…. Boa sorte fica com Jesus…

  6. Derllanya

    Gente tenho apenas 17 anos engravidei sem qerer mais aceitei facil
    agora estou com dois meses e sinto muitas colicas do tipo insuportavel
    ja ouve sangramento mais foi pouco so qe foi um vermelho de cor velha
    to preocupada ainda nao procurei um medico pq ainda nao tive coragem
    de contar pros meus pais estou bem preocupada…

    • cristina

      oi,querida tenho 22 anos e apoucos messes sofri um aborto e tive os mesmos sintomas que voce e a GO me disse que não era nada passado 2 dias perdi o meu bebe..então se desconfia de algo fça uma ultraçom por segurança e eja como esta seu bebe…bj e boa sorte cuide bem dessa vida que vc esta gerando…

    • keke

      você tem que contar para os seus pais porque por mais que eles digam que são contra ou coisa parecida eles são os únicos que sempre vão estar do seu lado pra cuidar de você independente de qualquer coisa.e procure um médico.

    • daiany

      pois nao se preucupe…eu tambem estou gravida, com 5 meses e quando eu tinha 2 meses eu tambem sentie o mesmo que voce e procurei o medico ele falou que nao tinha nada de mal… eu tenho 14 anos e tambem nao aceitava minha gravidez mais agora penssei bem e estou aceitando.porque e um ser humano que estar dentro de mim… faca o mesmo que eu mas tambem proucure um medico para o seu bem e o bem do seu filho….fique com deus e boa sorte…!!!

      • Fernanda

        Oi tenho 17 anos , e estou grávida de quase 2 meses, e começou a sangrar dia 30.05 e parou dia 04.06, veio um sangue escuro com pedaços parecendo figado , será que eu perdi ? me ajude quem ja passou por isso , eu nao fui no medico por medo , e meus pais nn sabem ainda

        • emanuele

          oi, procure logo um medico pois perdi meu filho do mesmo geito, o meu medico confirmou, passei pelo mesmo que vc passa, e ate hoje nao consegui engravidar novamente vou fazer 1 ano que perdi meu bem mas precioso e q a varios meses venho tentando e nada. boa sorte

        • bianca

          tive um aborto espontâneo em março.
          descobri q o coração do meu filho não estava batendo…
          eu não senti nada,pra ñ dizer q nada a unica coisa q senti foi cólica e bem fraca.
          ñ tive sangramento,tontura…
          só descobri através da ultrason…bjs…

    • Anônimo

      Mulher, não faça isso, agora é hora de pensar só em seu bebe~,voce pode esta com risco de aborto espontanio, perdir o meu por conta de um sangramento,e até hoje não me conformo,por isso, pra evitar culpa, procure um médico o mais rápido possível.Bjs e bboa sorte.

  7. Nathalie

    Tbm perdi meu primeiro bebê….Tive sangramento seguido de muuuita cólica. Nenhum médico fazia nada, só me pedia repouso….Tive sangramento por 11 dias…..
    Foi muito difícil,…Sempre sonhei em ser Mãe, e fui durante 2 meses….mas não desisti. Ainda este ano tentarei de novo…..e seja o que Deus quiser…..

    • daiany

      nao disista do seu sonho.boa sorte

    • Amanda Silva Matias Machado

      Bem eu tenho 24 anos e no final do mês de janeiro de 2013 descobri q estava grávida já de 6 semanas,só q passando pela transvaginal,a minha ginecologista disse q eu só tinha a bolsa gestacional,mas ainda não dava para ver o embrião,então me recomendou fazer outra ultra quando eu completasse 8 semanas,então ela me receitou o ácido fólico,comecei a tomar,só q quando eu já estava completando 7 semanas tive um sangramento muito forte seguido de muita cólica,me recomendaram até fazer o uso de buscopam,então assim eu fiz.como eu tive um sangramento,fui logo numa emergência no pronto socorro próximo a minha casa,e a médica de plantão disse q estava tudo bem,mais na verdade eu já estava abortando,passou-se uns dois dias e consegui ir na minha médica,fissémos a ultra e ela descobriu q eu já tinha abortando,não precisei fazer a raspagem,até pq estava de poucas semanas e não tinha embrião,ou pelo o menos não aparecia,fiquei super mal,pois eu já estava planejando o meu bebê há sete meses e nada,e quando eu realmente tive oportunidade de te-lo eu perdi,depois do aborto a médica me liberou para o treinamento normal,só falou pra deixar o sangramento terminar,pq depois do aborto eu ainda continuei sangrando até completar sete dias,então depois dos sete dias passados,voltei a minha rotina com o meu esposo,só q tivemos só dois dias de relações,passados esses dois dias,senti uma pequena pontada no meu útero direito,e durante a noite tive um pequeno sangramento de cor caramelo e elástico,mas q só sujou o papel higiênico.eu já me conformei com a perda pois sei q deus é Poderoso pra fazer além daquilo q eu penso ou sonho,mas quero saber se é posível está grávida com menos de uma semana após um aborto espontâneo?se alguém souber me responda,por favor.

      • jessica

        oi me chamo jessica sim é possivel engravida uma semana depois do aborto pois aconteceu comigo

  8. liliana

    oi pessoal tenho 19 anos e estou desconfiada que estou gravida ainda nao fiz teste porque tenho medo de saber o resultado pois nao tenho coragem para contar a minha mae que estou gravida mas queria a vossa opiniao e que eu sofri sangramento muito intenso e dores muito fortes no fundo da barriga mas coincidiu com o dia do periodo mas o que noteu estranho e que no sangramento vinha tipo “postas de sangue” nao sei explicar e depois de ter acabado o sangramento quando fazia chichi e limpava vinha um sangramento tenho medo de ter sofrido um abordo ajudem me dando a vossa opiniao!!

  9. carla

    Eu sempre sonhei em ter um filho faz três anos que tento quando enfim consegui eu perdi com dois meses.Não perdir a experânça sei que Deus realizará este sonho na minha vida.

    • Juliane

      Carla, você falando parece que estou me vendo.
      passei pela mesma situação que você passei três anos tentando engravida e quando finalmente conseguir perdi com 10 semanas.
      mais assim como você não perdi as esperanças.

  10. Cleo

    Tenho um grande sonho de ser mae e espero ansiosa pela hora do meu senhor jesus sei ki minha hora vai chegar.

  11. anomino

    como saber se estou gravida queria que vcs me ajudase com sua opiniao eu quero muito e meu marido tambem mais ainda nao fiz o teste de gravidez

  12. Thais

    Minha M atrasou 2 dias, e no dia seguinte começou um sangramento igual a M com uma dor insuportavel, a noite enquanto eu tomava banho me deu uma dor muito forte que meu deu até tontura e depois disso saiu como se fosse uns pedacinhos mais escuros, parecia sangue mais não sei ao certo o que é… Agora a duvida é será que eu estive grávida e perdi, ou nunca estive grávida me ajudem por favor. estou em desespero (OBS: E até agora vem um pouco de sangue, mais muito pouco, o acontecimento foi no domingo, e se eu estivesse gravida estaria de menos de 1 mês.)

    • cristina

      pelo e vc relatou antes mesmo de virar um embrião vc tv um começo de gestação..mas o corpo se desfez mas procure um GO…

  13. Alice

    Tenho um filho de 10 anos e ano passado tive um aborto, foi horrivel, nem sabia que estava gravida, um grande susto, pior foi a forma que fui tratada pela enfermeira que quando acordei da anestesia me disse que meu bebê já havia sido jogado fora no Lixo… Foi horrivel….

  14. mariely

    tanbem perdi meu primeiro filho, com 3 meses de gestaçao e foi uma esperiençia
    muito triste para min, quanto para o meu esposo, pois tinhamos pranejados tudo com
    muito amor e carilho, no começo da um medo ( de nossa e verdade vou ter um bebe)
    mais depois vai dando a quela ansciedade de ver as roupinhas e prinçipalmente em conheser o bebe. mais tudo que aconteçe em nossas vidas tem um porque e DEUS com sua sabedoria, faiz com que entendemos e continuemos a viver.

  15. Janete

    sou Jente de 21 anos de idade ajudemi por favor cempre k disconfio em estar gravida a mestruacao aparece cem max e nem menox ate ele axa k nao poso comseber nao sei o que ta acontecemdo com migo so peco a Deus pa ki me comseba exa a bencao amim e ao meu marido k ker tanto ter um campeo.

    • daniel d. saraiva

      ola boa noite,voces ja procuraram uma igreja onde voces tenham muitos amigos?se nao procurem uma de gosto de voces e se entreguem de coracao corpo e alma DEUS estara senpre pronto pra escutar a oracao de voces dois tenham uma otima noite DEUS ABENCOE voces oje e senpre…ass daniel dimorvan saraiva

  16. cristina

    deus existe não desistam….

  17. Lara

    Olá,tenho 22 anos,eu sou doida p ser mãe..engravidei sem querer de uma pessoa que não estava namorado. Resolvi aborta,vi saindo pela janelas os meus sonhos..e tenho medo de nunca mais poder engravidar;

    • andreia

      nossa como vc teve coragem de fazer uma coisa dessas?// indenpendente de quem seja o pai,,vc nao pode abortar …filho e coisa sagrada.ii e pecado fazer aborto viu

    • Jade

      e como vc aborto ?

  18. Denise

    é muito triste quando acontece um aborto espontaneo, a mulher nao tem tempo de se preparar psicologicamente

  19. JOYCE

    olá tenho,19 anos e estou gravida de quase três meses,e minha menstruação ficou dois meses sem vi,e derrepente quando estou perto de entrar no terceiro mês ela vem e com muita colica,o que pode ser isso?e o exame de sague pode dar errado?me ajudem por favor preciso de uma resposta.

    • daiany

      oi… estava no mesmo caso que vc proucure um medico..e conte para sua familia boa sorte faca o mesmo que eu . beijos e fique com DEUS…

  20. sayonara

    E muito triste eu ja passei por isso varias vezes uma foi uma gravidez de quase 4 meses eu ja tinha um menino mas logo tive outro bebe ai vveio mas um lindo menino so que agora to tentando ter uma menininha mas nao consigo tenho abortos espontanios sempre que faço 1 mes e 12 dias e muito triste acada gravides que perco vai embora o sonho de ter minha bonequinha ai vejo que vai passando o tempo e que vou desanimando e um sonho quase que impossivel agora pois devo tar doente pois nunca tive dificuldade pra engravidar e agora parece que meu sonho de ser mae outra vez nunca vou realizar

  21. valeria

    ola, tenho 18 anos, o meu mair sonho e ser mae pois ja sofri 2 abortos espontaneos foi horrivel a primeira vez nao fis curetragem mais na segunda prescisou faser e tao desconfortante .
    mais deus sabe de todas as coisas acho que estou gravida denovo faz uma semana que a minha menstruaçao nao vem fis o teste de farmacia mais deu negativo mais vou faser o de sangue pra ter mais certeza
    fiquem com deus meninas força ai pra todas.
    beijos

  22. yara pfleger medina

    Oie eu ja tive minha mestruação este mes, mas uns 5 dias depois começou a sangrar mas nao era bem sangue era mais marrom e agora ta bem vermelho, sempre que eu quero ter um ato sexual com meu namorado, mal começamos a fazer algo e ja sangra sem nem ter praticado o ato, estou desconfiada de um aborto, eu nao sinto dores nem colica, mas tbm nao tenho como ir no medico, nao estao atendendo aqui onde moro, so em novembro e se for tarde demais?
    Alguém pode me responder o que poderia ser esse sangramento?
    Obrigada.

  23. mari

    tive tbm um aborto e ja estava com 4 meses e meio de gravidez, foi horivel ,chorei muito, mas DEUS agora m,e dar forças e estou a tentar um outro bebezinho, se DEUS qiuser vai dar tudo certo.

  24. Nayara Ferreira

    estou d 2 meses e a uma semana a traz tive um corremento marrom bm escuro,posso ter abortado sinto pequenas colicas

  25. MariHosilani

    Deus existe!!! Já fiz várias orações e eu sei que ele vai me atender a quatro meses a atrás tive um aborto espontâneo com 1 mês, e hoje estou com 6 dias de atraso, espero que venha um belo bebê, pois, eu e meu esposo somos loucos para ser pais, sou estudante de pedagogia e adoro crianças. Que Deus ajude a todos nós que queremos ter os nossos anjinhos!!!!

  26. Gheny

    É tao doloroso falar desse assunto….
    comigo aconteceu tudo de uma vez…meu namorado me largou e logo em seguida descobri que estava gravida… estava muito feliz…. era o que eu mais queria…
    mas estava desiludida…
    por fim com tanto nervoso….nao saia do médico….
    a ultima vez que fui me enternaram e la mesmo ocorreu o aborto…o medico olhou pra mim e me disse lamento muito…eu ja sabia…
    tudo nao passou de um grande pesadelo
    meu sonho que poderia ter se tornado realidade
    passei tudo sózinha…muito traumatico…

  27. adriana

    TIVE UM ABORTO RETIDO A 1 ANO E 2 MESES….SOFRO MT AINDA POR ESSA PERDA. POIS JA VOU FAZER 39 ANOS E AINDA NAO TENHO FILHOS. CHORO….CHORO….E M PERGUNTO A DEUS PORQUE ELE FEZ ISSO COMIGO. POR TODA A MINHA VIDA SONHEI EM SER MAE…..ELE M DEU….MAS TIROU MEU BEBEZINHO QUANDO DESCOBRI QUE ESTAVA GRAVIDA DE 2 MESES….JAMAIS KERIA TER PASSADO POR ISSO. ME REVOLTO MT AINDA….NAO ACEITO TANTAS MULHERES KERENDO TER FILHOS E DEUS DA ESSA DOM PRA MTAS MULHERES QUE NAO ESTAO NEM AI PRA FILHOS. SOU MT REVOLTADA COM ISSO….

    • thaina

      adriana , mitas mulheres que nòa tem filhos , e uqe sonha ter um bebe e nào consegue , sabe de uma Deus ele esta preparando um bebe , e ele vai ser o herdeiro de sua familia , vai ser um milagre de Deus enm sua vida

  28. adriana

    BOA NOITE GENTE! ESTOU COM 7 SEMANAS DE GESTAÇÃO COMECEI COM UM SANGRAMENTO QUE FAZEM HOJE 5 DIAS NÃO É MUITO MAIS QUANDO VOU AO BANHEIRO NO PRIMEIRO DIA FUI AO MEDICO FIZ A ULTRASOM E ESTAVA TUDO BEM COM O BEBE E SEM SINAIS DE DESLOCAMENTO, NÃO SINTO CÓLICAS SÓ UMA INCOMODAÇÃOZINHA NO PÉ DA BARRIGA. O MEDICO ME INDICOU SÓ REPOUSO E ESPERAR , É O QUE ESTOU FAZENDO SÓ QUE ESTOU PREOCULPADA ESPEREI TANDO POR ESSA GRAVIDEZ TENHO MUITO MEDO DE TER ABORTO ESPONTANEO POR ESTAR SANGRANDO A PRATICAMENTE 6 DIAS. ALGUEM JA PASSOU POR ALGUMA SITUAÇÃO DESSAS, QUE POSSA ME AJUDAR. OBRIGADA

    • thaina

      olha adriana quando você sentir algumas senções de que o seu sangramento esteja a normal e que nào esta ocorrendo certamente , corre imediatamente pro medico !!!!!
      obrigado pela sua atenção ….

      • adriana

        obrigada thaina amanha vou ao medico fazer outra ultrasom espero que esteja tudo bem pois ontem não sangrou mas hoje quando fui ao bangeiro veio novamente bem pouco como esta desde quando começou a 7 dias

  29. rakel

    aconteceu comigo,descobri que estava gravida e com quatro dias depois perdi meu bebe foi terrível .foi tudo muito rápido,mas a dor nao passou ainda …

  30. adriana reis

    tenho 39 anos estou gestante de dois meses e há 3 semanas sangro mas a ulyrassom que fiz não tem deslocamento de placenta mesmo assim vivo apreenciva.

Comente!




*Campos obrigatórios