A Mulher Pode Tomar Vacinas Durante a Gravidez?

Descubra quais vacinas podem (e devem) ser tomadas no período de gestação

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dúvidas, Gestação

Todos sabemos que a gestação é um período muito frágil que merece todo o cuidado possível. Além de cuidados com peso, aparência, alimentação, há de se prevenir também contra doenças. Muitas mulheres não sabem que quais vacinas podem ser e quais não devem ser tomadas durante a gravidez. Vamos esclarecer isso neste post.

Existem vacinas contraindicadas na gravidez por conta de sua fórmula, mas você deve tomar as recomendadas.

Existem vacinas contraindicadas na gravidez por conta de sua fórmula, mas você deve tomar as recomendadas.

Quais vacinas devo tomar?

As vacinas indicadas a mulheres grávidas são as seguintes:

Contra tétano: é uma doença causada por uma bactéria transmitida pelo contato em ferimentos abertos através de poeira, terra ou fezes. Se você está grávida e nunca tomou, não completou as três doses iniciais ou não se lembra da última vez que foi vacinada, você deve tomar. Se você tomou a vacina há mais de cinco anos, você deve tomar uma nova dose no sétimo mês de gestação. Em qualquer outro caso, é necessário tomar as três doses. Se não der tempo de tomar as três durantes a gestação, não há problema em receber as faltantes depois do nascimento do bebê. É oferecida em postos de saúde.

Contra difteria: é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria e que causa inflamação e lesão das vias aéreas e da pele. Geralmente, a vacina contra a difteria é aplicada junto com a dose da antitetânica. Também é oferecida nos postos de saúde.

Mesmo com a vacina contra gripe, previna-se ingerindo alimentos antioxidantes.

Mesmo com a vacina contra gripe, previna-se ingerindo alimentos antioxidantes.

Contra gripe: a vacina deve ser tomada em temporadas em que a doença é mais incidente. Ela é aplicada uma vez por ano porque a vacina de um ano não faz efeito no ano seguinte. Você deve tomá-la, pois seu organismo baixa ligeiramente as defesas imunológicas pra que seu corpo não rejeite o feto, então você fica mais suscetível a gripes e resfriados, entre outras coisas. A Organização Mundial de Saúde (OSM) também considera que essa vacina poderá proteger o bebê nos primeiros meses de vida. A vacina contra a gripe também é distribuída gratuitamente em postos de saúde.

Contra a gripe, além da vacina, durante o inverno, fortaleça seu sistema imunológico cuidando bem da sua alimentação com alimentos que contenham antioxidantes, como frutas, verduras e legumes e veja com seu médio a possibilidade de tomar suplementos vitamínicos para gestantes, já que há medicamentos que não são indicados para mulheres grávidas.

Quais vacinas não devo tomar?

As vacinas vivas. Vacinas vivas são as vacinas que contém em sua fórmula o próprio vírus ou bactéria que causam as doenças que elas procuram combater, mas de forma atenuada. Algumas delas são a tríplice viral, a vacina contra a poliomielite e a BCG-ID, ou contra a tuberculose. Essas vacinas podem provocar aborto, atraso no desenvolvimento, malformações e deficiência mental por conta do contato entre o feto e o vírus ou bactéria.

Fale com seu médico

Consulte seu médico para receber orientações sobre as dosagens de vacina.

Consulte seu médico para receber orientações sobre as dosagens de vacina.

Antes de tomar qualquer vacina, converse com seu médico, de preferência se ele puder avaliar seu histórico. Para se certificar de que deve tomar as vacinas contra a Heatite B e a raiva, você deve consultá-lo, ele vai saber avaliar melhor a necessidade de cada uma e informar se há epidemia ou maior incidência de alguma dessas doenças na sua região. De qualquer maneira, consulte um médico antes de tomar qualquer dose.

A Mulher Pode Tomar Vacinas Durante a Gravidez?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,38 de 5 com base em 13 votos)

Loading...


Comente!




*Campos obrigatórios