A Mulher Pode Pintar os Cabelos na Gravidez?

Descubra quais sãos os riscos e quais são as possibilidades

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Dúvidas, Gestação

Não importa se você é ruiva, morena, platinada ou tem luzes, um dos assuntos que geram mais controvérsia no que diz respeito ao período de gestação é a tal pergunta que não se cala: “Mulher grávida pode ou não pode pintar os cabelos?”. Muitas não sabem que consequências o uso da tintura poderia trazer para o feto ou mesmo desconhecem que pode haver consequências. Então vamos explicar aqui o que pode ou não pode ser usado nessas ocasiões.

luzes

Realmente faz mal pintar os cabelos na gravidez?

Não existe atualmente nenhum estudo que possa dar 100% de certeza sobre os riscos de se pintar os cabelos durante o período de gestação, e por isso o assunto ainda é controverso. A Otis (Organização de Serviços de Informação sobre Teratologia, uma rede internacional que divulga os possíveis riscos na gravidez) afirma que provavelmente é seguro pintar os cabelos na gravidez. Provavelmente, ou seja, é melhor esperar que correr risco; não existe evidência de que é prejudicial, mas cuidados devem ser tomados.

A questão é que mesmo um simples condicionador pode causar alergias na gravidez, que é um período tão cheio de surpresas agradáveis quanto de ameaças em que coisas inofensivas podem se tornar prejudiciais.

 

Os produtos mais antigos possuem substâncias químicas perigosas para o feto, enquanto as marcas de produtos para cabelos mais atuais são mais seguras e não possuem risco comprovado. Mesmo assim é bom se precaver.

Quais cuidados devo tomar?

Independente do tipo de produto que você vai usar, prefira não utilizá-lo até o segundo trimestre de gestação, ou até a 12ª semana, porque é a partir desse momento que o feto tem a maioria dos órgãos formados, o que diminui os riscos. Ainda assim, procure seguir estes passos:

pintar-o-cabelo

Após o 3º mês de gestação

Não utilize produtos com amônia. A amônia é uma substância volátil, o que significa que ela pode ser aspirada pela gestante, então deve ser evitada. Evite também produtos que contenham guanidina, benzeno, iodo, chumbo e formol, que são substâncias presentes em produtos para tinturas, descolorantes e alisamentos.

Couro cabeludo

Procure utilizar produtos que não atinjam seu couro cabeludo. Ou seja, se você é loira platinada, esqueça a raiz. Mesmo que a absorção seja mínima, ainda há risco que que haja transmissão da substância para a corrente sanguínea.

Tonalizantes

Tonalizantes são mais indicados para o período de gestação exatamente por não possuírem fórmula com amônia, benzeno, chumbo e iodo, que podem ser prejudiciais à gestante ou ao feto nessa condição.

gravida-ruiva

Prolongando o tom

Prefira produtos utilizados para prolongar e fixar a cor da sua tintura. Há uma série de produtos utilizados em salões de beleza com esse propósito, e você pode encontrá-los lá ou em lojas especializadas. Eles são melhores porque a maioria interrompe processos oxidativos que se iniciam quando a tintura começa a abandonar os fios de cabelo. Prefira leave-ins (aqueles cremes sem enxágue utilizados depois da lavagem com xampu e condicionador) e produtos com filtro solar, pois o sol pode fazer com que a tintura se desbote.

3 comentários

  1. vanessa

    bem em primeiro lugar..quero dizer q amei esse pagina!!
    meu siclo é de 27 dias…meu siclo completou dia 06/maio/2013
    eu não mestruei ainda..mais meu siclo não é totalmente normal…ate que dia eu posso esperar pra mestruar? eu queria estar gravida..

  2. clarinda

    minha menstruacao tambem esta atrasada mais fiz o exame de sangue e deu positivo agora vem o segundo filho eu tenho un menino ele tem 3 anos e joao vitor agora espero que venha uma menina cheia de saude.

  3. thaty

    oi, eu sou muito ressecada, gostaria de saber que posso tomar laxante na gestação, estou gravida de 07 meses

Comente!




*Campos obrigatórios