A Hora do Parto

Tire suas dúvidas sobre os sintomas do trabalho de parto!

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Gestação

A hora do parto costuma gerar muitas dúvidas para as mulheres, principalmente para aquelas que esperam o primeiro filho. Pensando nisso, separamos dicas para ajudar as mamães a identificarem quando está na hora de ir para o hospital dar a luz.

A Hora do Parto

Preparação do corpo para o parto

Antes de dar a luz, o corpo da mulher começa a se preparar para esse momento. Com isso, alguns sinais podem ser percebidos pelas mamães. São eles: contrações falsas durante a hora de descanso; posicionamento do bebê mais para baixo, fazendo com que o baixo ventre pareça pressionado, podendo ser acompanhado de dores na lombar e perdas vaginais intensas; abdômen endurecido e saída do tampão mucoso do colo do útero.

Chegou a hora de ir para o hospital

As mulheres que estão prestes a darem a luz devem ir para o hospital quando sentirem alguns dos sintomas a seguir:

  • Contrações intensas. Quando as contrações estiverem muito fortes e muito frequentes, com intervalos de aproximadamente um dois minutos, é hora de ir para o hospital. Estas acontecem quando há dor abdominal localizada no baixo-ventre, na parte baixa das costas ou no abdômen, sendo sentida nas pernas.
  • Aumento de contrações no intervalo de meia hora. Normalmente quando a mamãe sente seis contrações ou mais nesse tempo é porque ela está em trabalho de parto.
  • Ao ir ao banheiro a mulher percebe que a secreção vaginal está com uma coloração rosada ou que contém sangue.
  • A bolsa se rompe. Nem todas as mulheres veem a sua bolsa romper, a maioria delas é rompida pelo médico já no hospital. Caso a bolsa rompa antes, o líquido que será liberado não tem cor, possui cheiro de água sanitária e é quente.
  • Quando a mamãe está com fortes dores de cabeça e a visão está embaralhada.
  • Ao ir banheiro para fazer xixi, a mulher sente fortes dores ou percebe que a urina está avermelhada.
  • Sinais de febre também podem indicar que a mulher está em trabalho de parto.
  • Inchaço maior. Normalmente nos últimos dias de gravidez a mulher costuma ficar com as mãos e pernas mais inchados do que o restante da gestação.
  • Quando a mulher perceber que o bebê não mexe por mais de doze horas, é sinal de que está em trabalho de parto.

Considerações

É muito comum a mulher ficar nervosa nos momentos que precedem o parto. O ideal é respirar fundo e tentar acalmar-se, vai dar tudo certo no final. Principalmente as mamães de 1a viagem, tem que se controlar, acalmar pois depois desse processo terão em suas mãos aquele bebezinho tão desejado, e tão esperado ao longo de 9 meses. Se os sintomas para o parto aparecerem tenham sempre contato ao marido, médico, familiares para poder leva-las ao hospital o mais rápido possível.

Desejo que todas as mamães tenham um momento mágico e que curtam os seus bebês com o maior amor do mundo.

2 comentários

  1. eliane

    ola dia 26 de março desceu minha ultima menstruação dia 24 de abril desceu uns pouquinho de sangue e no dia 25 tambem em forma de borra de cafe por volta de um mes e sete dias fiz um teste de gravide (sangue) mais deu nao reagente mais mesmo assim nao desceu posso ester gravida to esperando dar dia 30 para fazer outro exame.obs meus seios ta saindo uma agua isso significa o que? aguardo opiniao desde ja agradeço

  2. Franciele

    estou com uma dor na região abdominal minha barriga esta um pouco inchada fora do normal sinto vontade vomitar mas nao vomito, bom echo que estou mesmo GRAVIDA, tenho 19 anos, acho q ja esta na hora tambem rsrs. Bom espero as opinioes desde ja obrigada.

Comente!




*Campos obrigatórios