A Cólica Nos Bebês

Como descobrir se é cólica e como tratar

Artigo publicado por Juliane Freitas nas categorias: Bebês

O choro dos bebês na maioria das vezes é algo desesperador, principalmente porque eles ainda não sabem falar, então não podem simplesmente nos dizer qual é o motivo da angústia. Quando um bebê chora descontrolada e inconsolavelmente, dizemos que ele está com cólica. Saiba porquê.

Os principais sinais

O que pode fazer você se certificar de que seu bebê está com cólica é vê-lo encolher as perninhas e arquear suas costas enquanto se estica e contrai durante um choro intenso que você não conseguiu acalmar de jeito nenhum. A não ser em casos mais complicados, os sintomas aparecem no início da noite.

O choro da cólica costuma ser o mais inconsolável.

O choro da cólica costuma ser o mais inconsolável.

Quando ocorre

A cólica é mais frequente nos bebês por volta das 6semanas de vida, depois disso tende a diminuir e o desalento da família dá lugar à paz.

Os motivos

Não existe ainda uma resposta que defina exatamente porque razão os bebês sentem cólica. 20% deles apresentam esses sintomas, mas não se sabe por que motivo esse quinto dos bebês é mais suscetível a cólicas que o restante. As principais hipóteses são que as cólicas ocorram porque o sistema digestivo do bebê ainda é muito imaturo e pode demorar um pouco mais a se acostumar às substâncias do leite materno ou de fórmula. Por isso, talvez ele sinta dificuldade de expelir gases, e por isso teria dor. Bebês engolem bastante ar enquanto mamam — pior ainda, eles o fazem enquanto choram, o que significa que chorar por causa de cólica pode dá-lo mais cólica, pois o ar se transforma em gases e causa ainda mais desconforto.

Estudos indicam que fumar durante a gestação ou o convívio do bebê com alguém que fume pode predispor o bebê a cólica.

O leite de fórmula pode possuir substâncias com as quais o corpo do bebê ainda não está acostumado e isso pode causar cólicas.

O leite de fórmula pode possuir substâncias com as quais o corpo do bebê ainda não está acostumado e isso pode causar cólicas.

Fórmula de leite

Bebês que tomam leite de fórmula podem ter mais cólica durante determinado tempo até que seu sistema digestivo se acostume com as substâncias presentes nele. Simplesmente foi observado que parte deles sente mais cólica e fazem um cocô mais consistente que os bebês que tomam leite materno. Mas há bebês que só tomam leite materno e sentem muita cólica e bebês que tomam leite de fórmula e se sentem bem…

As cólicas apresentam risco para o meu bebê?

Não, apenas é importante que você se consulte com um médico e se certifique de que é apenas cólica e não qualquer outro problema causando o choro, pois pode ser, por exemplo, uma hérnia.

Uma massagem pode ajudar na evacuação do bebê e diminuir as cólicas.

Uma massagem pode ajudar na evacuação do bebê e diminuir as cólicas.

Como ajudar meu bebê com cólica?

Depende. Algumas substâncias podem estar levando o bebê a esse incômodo, ou o sistema dele ainda é imaturo. Se seu bebê toma leite de fórmula, um médico pode prescrever uma fórmula especial pra ele. Se ele toma leite materno, você pode melhorar sua alimentação evitando alimentos que causem gases em você. Alguns possíveis exemplos são: feijão, repolho, pimenta, leite, cebola, brócolis, couve-flor, chocolate e leite. Apesar disso, não se esqueça de que para uma boa amamentação você precisa se alimentar bem.

Evitar alimentos que te provoquem gases pode ajudar a diminuir os gases e as cólicas do seu filho.

Evitar alimentos que te provoquem gases pode ajudar a diminuir os gases e as cólicas do seu filho.

Se ele estiver com gases, você poderá perceber que ele se encolhe e se estica enquanto chora e se alivia levemente quando solta pum ou faz cocô. Para evitar que ele acumule gases, coloque-o para arrotar logo depois da mamada, e procure deixar a cabeça dele levantada enquanto ele mama. Veja se ele está pegando o seio direito. Se ele toma mamadeira, veja se o bico não tem um furo muito grande e mantenha sempre a mamadeira levantada de modo que o bico esteja sempre preenchido pelo leite. Faça aquele movimento bicicletinha ou uma massagem leve na barriguinha dele para estimular a evacuação dele de vez em quando. Uma bolsa de água morna também ajuda, mas com muito cuidado para não queimar a pele muito sensível dele (tente usar uma fralda ou uma toalha para envolver a bolsa). Um médico pode indicar alguma medicação para gases também.

Segurar seu filho junto ao corpo num sling ou canguru pode ajudá-lo, pois muitos bebês se acalmam com o movimento.

Segurar seu filho junto ao corpo num sling ou canguru pode ajudá-lo, pois muitos bebês se acalmam com o movimento.

Se ele apenas tem o sistema muito imaturo, tente segurá-lo bem próximo, usar um canguru ou balançá-lo no carrinho, principalmente porque alguns bebês se acalmam quando estão em movimento ou ao ouvir barulhos com ritmo constante como o de um ventilador. Enrolá-lo numa manta e colocá-lo no berço caso os movimentos não resolvam pode ajudar também.

A Cólica Nos Bebês
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

  (4,00 de 5 com base em 4 votos)

Loading...


1 comentário

  1. Tamires Ribeiro

    Olá adorei muito tudo isso eu acho que to gravida sim amanhã irei no posto pra fazer o exame de sangue tomara que de positivo

Comente!




*Campos obrigatórios